Friday, February 09, 2007

e ontem à noite, antes de dormir lá pelas 3 am, li um dos textos mais lindos da minha vida. que realmente me fez parar pra pensar, pra refletir. sabe quando algumas palavras têm o poder de dizer tudo que você sente e ainda mudar um pouco tua visao sobre o mundo? foi assim.


o texto é do ANTÔNIO PRATA, cara talentoso, já leio há tempo

"vida, enfim
ontem, lá pelas 2 da tarde, chorei de felicidade. estava sentado embaixo de uma amendoeira centenária, com 3 amigos queridos, ao lado da mulher que eu amo, numa praia deserta. chorei ao tomar consciência da situação: era a vida, num de seus momentos mais intensos, que se desenrolava dentro e fora de mim.
ser feliz não é fácil. em primeiro lugar, há que se tomar a decisão de sê-lo. parece óbvio que a felicidade seja a meta de todos, mas não é. muita gente tem preguiça, ou lhes falta coragem, e acabam por viver a vida como que deitados na banheira morninha da amargura e do ressentimento, a futricar a vida alheia, na falta de uma própria. a felicidade exige uma luta constante. exige a aceitaçao da tristeza e das quedas como parte do jogo. (só quem souber sofrer de verdade poderá ser feliz). exige que enfrentemos o que vier, de peito aberto. (viver com a guarda levantada pode fazer com que evitemos algumas porradas, mas também nos impedirá de sentir a brisa no rosto, as gotas de chuva, os afagos da mulher amada).
para estar ali, ao lado daquelas pessoas, diante do atlântico, tive que lutar muito. tive que ganhar uma corrida contra milhoes de outros espermatozoides. tive que enfrentar noites de escuridão e terror sem mais que o auxílio precario de uma chupeta. tive que aprender a andar, a falar, a chorar diante do que eu não gostava e espernear pelo que queria. tive que aprender a dizer não, a dizer sim, a fazer coisas chatas tais como estudar para a prova de quimica no colegial, a nao fazer coisas chatas e nao estudar para a prova de quimica, e mandar tudo às favas, e repetir de ano, e fazer tudo outra vez.
para chegar até aquela praia, amei mulheres que me desprezaram, quis o que nao pude, quebrei a cara inumeras vezes, aprendi um oficio e tento exercê-lo da melhor maneira possivel, feliz por favor o que eu gosto e ainda ter dinheiro no fim do mes para pagar minhas contas.
para estar ali, naquele cenario paradisíaco, com aquelas pessoas maravilhosas, tive que aceitar a verdade cruel de que no fundo nós estamos absolutamente sós e se não cuidarmos de nós mesmos, ninguém mais o fará. por isso é preciso cercar-se dos que amamos, por isso é preciso ir à praia nos dias de sol, sentar-se sob a sombra de uma amendoeira e, se possível, chorar pela aguda consciência dessa coisa toda que chamamos de vida, enfim"



acho que gostei tanto de tudo que está escrito ali porque é bem assim que penso, bem assim que ajo em tudo que diz respeito à minha vida. pra mim ser feliz é um trabalho constante. não fui feliz minha vida inteira, já tive fases difíceis, já pensei em morrer, já pensei que não seria feliz nunca, achando que a felicidade era apenas uma utopia, em que uns bobos idealistas acreditavam. mas um dia aprendi que felicidade não vem de graça. que não eh aquela coisa idealizada que vemos na tv, em que tudo eh sempre bonito, onde tudo dá sempre certo, as pessoas são lindas e se preocupam contigo, onde tu sempre consegue o que quer.

percebi que a vida as vezes é cruel sim, machuca. mas que há muitos momentos que compensam esses tombos. percebi que o mais importante é a maneira como encaramos nosso dia a dia: se é com otimismo e boa vontade, ou se é achando tudo ruim e pensando que felicidade é apenas para os grandes momentos.

porque não é. acho que este é o aprendizado mais importante. a felicidade é um estado de espírito. é acordar todos os dias com a alma tranquila, por mais problemas que existam em sua vida. é lutar pra conseguir o que se deseja, mas ter estrutura suficiente pra não desabar se algo der errado. é olhar para o mundo e ver beleza por todos os lados: nas ruas, nas flores que nascem nas calçadas, nos velhinhos passeando, nos palhaços que fazem malabarismos nas sinaleiras.

o mundo tem sim muitas injustiças. mas elas fazem parte da vida. se não passássemos por momentos de tristeza, jamais saberíamos como faz bem a felicidade.

e é isso que espero pra mim e pra todos vocês: que tomemos consciência do que realmente é a vida, de tudo de bom que ela nos traz. dos momentos que, parecendo insignificantes, conseguem ser encantadores: uma chuva no fim do dia, um sorriso de um desconhecido na rua, um texto encontrado assim, sem querer, na ultima pagina de uma revista

um bjao pra todos, e que sejamos todos absurdamente felizes ;)






2 comments:

Anonymous said...

oiiiiiiiii meu jeguiii XD

nossa mtu lindo mesmu esse texto :)

tb ne de onde tu tiro ???

huhuhuhuhuh

nossa esse texto realmente e mtuu verdadeiro.. mais nao tive tempo de le ele interu ainda :p

e em relaçao a felicidade, issu tu pode te certeza mais mtaaaaaaaaaaaa mesmu qe nos duas somos e seremos :)
afinal temos todos os motivos pra issu ;)

e ano qe vem se deus quize vamos ter mais um ne??

" UFRGS" iupiiiiiiiiiiiiii imagina se for ainda mais no mesmu campos??

dai sim estamos feitas ne???

te amu mtu mtu mtu mtu mtu mtu mtu viu meu jegui...

e esses momentos qe tu falo ruins de vontade de perder a vida e pah qe passamos..e passadooooooooo tu sabe ne??
ja ta morto e interado e NUMCA mais qeru passa por issu.. ok??

bjaozao meu jegui agora vo para de escreve pq tu ta qerendu entra na net :/

bjaozaooo

fuiiii

Anonymous said...

People should read this.