Monday, May 07, 2007

o ENÉAS morreu....... ouvi isso ontem à noite, enquanto jantava risoto da mamãe, com família toda reunida na sala, a conversar e pescar uma ou outra notícia do fantástico... mas essa, em especial, me roubou toda atenção, e realmente me doeu um bocado. não tem quem não lembre dessa figura, com sua barba, com seu jeito todo peculiar de falar, com suas ameaças de "bomba atômica no brasil" e seus "meu nome é Enéééas!"

fez parte da minha infância. porque fui do tipo criança feliz, com irmã, amigas de prédio e de escola que falam e riem de tudo, e tudo inclue políticos com cara de personagem bizarro saído de filme infantil. ângela e eu vimos ele ano passado, na época de eleições, já sem barba, e estranhamos muito o novo visual, até comentamos. nem imaginávamos que o motivo deste era a quimio devido á leucemia. eh, as coisas são bem mais leves quando se tem 6 anos.......

........................................

bem, tirando isso os últimos dias foram bem legais. finde foi lotado de coisas a fazer: sexta à noite curso de inglês, assim como sábado de manhã. as tardes, tanto de sábado, quanto de domingo, passei estudando literatura brasileira: o modernismo, os autores, as obras, características, etc; afinal terei prova essa semana, e adoro sentir que entendo um pouco de toda essa cultura/literatura fascinante do nosso brasil.

hoje aula o dia tooodo: saí de casa às 6am e voltei agora pouco, às 7:10pm. inglês, literatura brasileira e estudos linguísticos. cansativo, mas muito produtivo, e divertido também (falar de unicórnios não é uma rotina em aulas de linguística.....)

e na volta, ah na volta...... eu indo do campus para o mercado público de porto alegre, vi aquele tipo de cena pelo qual não canso de me encantar: finalzinho de tarde, as pessoas voltando pra casa, carros, movimento, cores num céu que teimou em ser adoravelmente cinza o dia todo e luzes acesas em escritórios, naquela melancolia bonita de final de expediente, quando todos estão com sorrisos leves no rosto na expectativa de voltar para suas casas, suas famílias, sentirem a rua e o vento em seus rostos.......

5 comments:

Anonymous said...

Obrigado por ter achado "Virgínia" um texto "fofo" hehehe E pode deixar que eu entendi o contexto do elogio... Sobre o Enéas, é interessante como se forma a nossa memória emocional, né? Provavelmente o "meu nome é eéeeeas!" te transporta a um outro tempo...

Mehazael said...

Eae, guria. Po, não vai mais pra UFRGS não? Diz q vai estudar q volta tarde, mas sei não... Nunca tah lah, depois aparece, diz q não nos viu... Mt mau contada essa história. Exijo explicações!
Fora isso, um minuto de silêncio a Enéas
...................................
...................................
...................................
...................................
Um minuto de silência a sua barba
...................................
...................................
...................................
...................................
E mais um por toda aquela inocência que ficou pra trás
"Innocence, once lost, can never be regained"
Bjs pra ti, guria
(e espero q tenha gostado do formato do comment, e q não se incomode se eu começar um certo experimentalismo aqui. hehehe)

i said...

É, o Enéas também marca minha vida desde sempre...

Anonymous said...

aiiiii nem me fala..
o eneias morreu :(
coisa triste nao ??
ele fez parte da nossa vida..
sempre ficavamos imitando ele se lembra? ??

aiii sem nocaoo mtuu triste issu..
mais acho qe nao fomos as unicas afinal ontem tinha ate homenagem a ele nao beira rio tu viu???

te amu mtuuu viu..
amei nosso aumoco hj :D

bjaozaooo

Dani said...

Lindo esse teu último parágrafo! Poucas pessoas captam esse momento de finalzinho de tarde e mais que isso: acham beleza nele. Foi por essas imagens que vc descreveu aqui, que aos 14 anos, o fim da tarde se tornou minha hora preferida do dia. Porto Alegre, pra mim, é um fim de tarde...

Pena que não consegui transmitir esse encantamento pro namorado... (te juro, fiquei super desapontada por causa disso)