Tuesday, April 10, 2007

ijuí - (o caminho): comida de restaurantes de beira de estrada, conversas, músicas, paisagens, sensações, vento, pensamentos. 5h de carro, 50 reais de pedágio e dor nas pernas, porque nada é perfeito.

ijuí - (a estadia): 3 dias de chuvas de fim de tarde pra fazer a família se reunir na cozinha a contar casos (cidade pequena, né?) e tomar chimarrão; avózinha com cheiro de sabonete de rosas; comidinhas caseiras e feitas-só-pra-nós: churrascos; polentas fritas e doces de pêra e pastéizinhos e bolinhos. todo amor do mundo feito em lágrimas na hora de dar tchau. páscoa com jeitos de antigamente, quando as pessoas se presenteavam com marcelas e ovos (daqueles que a galinha põe), pintados e com amendoins dentro; quando as crianças acordavam mais cedo pra procurar o coelho, os pais ainda faziam as pegadinhas do coelho de farinha espalhadas pela casa e se esforçavam pra manter viva essa ilusão bonita, essa inocência que fortalece.

ijuí - (a volta): paisagens e ventos na janela, rockzinho das antigas nos ouvidos. impossível deprimir ouvindo coisas do tipo: "stand by me"; "my girl" e "help".

pq esses dias na companhia da família mais perfeita de todas e rodeada de algumas das coisas que o dinheiro não compra (porque para todas as outras....... bem, vocês sabem), me fizeram acreditar que o mundo tem sim, solução. depende da gente.

4 comments:

i said...

Eu tinha um amigão na faculdade que vinha de Ijuí. Era uma figuraça!

Obrigado pelo comentário lá no Para Ler Sem Olhar. Acho que os assuntos difíceis são até melhores, porque fazem as pessoas comentarem com mais paixão e revela a maneira como elas pensam... É isso que me fascina.

Anonymous said...

Saudade desse tipo de sensação, do reencontro com a família e com as origens meio que esquecidas em uma cidade pequena. Por um momento estive em Ijuí com você, e foi muito bom!

***AnGeLa*** said...

nossa meu jegui:D
tu descreveu totalmente como foi nossa viagem, e u melhor de tudo fez como se estivese vivendu issu td de novo XD
foi perfeito..
otimos dias la..
fez com qe eu aprendesse a dar valor a tudo qe eu tenhu ainda mais, e a amar acima de tudo mtuuuuuuuuu minha familia( nos quatro) ainda mais, pq la pude notar qe familias cmu a nossa nao existe mais a mtuuuuuu tempo..

te amu mtuuu

bjaozaooo

Señorita Gabriela said...

Poxa!
Tu me vez relembrar a minha infancia agora... (ooo, velha!) Aquela frase celebre do "eu era feliz e não sabia" só não cabe melhor porque "eu sabia!"

Um beijão pra ti!