Monday, July 20, 2009

Tive uma ideia muito boa que pode me ajudar em relação aos meus anseios todos sobre o assunto: O futuro. Pareço uma adolescente de 16 anos falando sobre isso, mas é bem o contrário: passei da fase adolescente, decidi mais ou menos o que queria fazer da vida, me matei estudando pro vestibular, passei, entrei na faculdade, tô lá há 3 anos e meio e é agora que ele está mais perto do que nunca. De quê? De se tornar presente.

Porque O futuro (assim mesmo, com o "O" na frente, pq não é qualquer futuro, o amanhã depois do hoje, é "O futuro", o que é preenchido com o resto da nossa vida); é sempre uma coisa muito hipotética, alguma coisa que a gente nunca realmente vive. É algo que pensamos que nunca vai chegar, algo recheado de planos e ideias mirabolantes como se fosse só isso mesmo, algo hipotético. Mas não é, e isso às vezes leva um tempo até percebermos. Tem uma hora que o tal "futuro" que imaginamos a vida toda, para o qual estudamos desde pequenos, para o qual entramos na faculdade, etc, está bem na nossa cara. É chegada a hora de largar os planos e ideias e hipotetizações para entrar com os dois pezinhos na realidade. O futuro vai se tornar presente, vai deixar de ser hipotético. E isso assusta demais.

E é nisso que ando pensando tanto.

Porque parece que, quando entramos nessa nova etapa, antes etiquetada "Futuro", todo o resto da vida da gente é só "Presente". Parece que tudo que vivemos antes dele foi só uma preparação para a vida propriamente dita.

Não sei se tudo isso faz qualquer sentido para qualquer outra pessoa além de mim, mas é isso uma das coisas que mais anda me atucanando.

1 comment:

Siane said...

Caraca.. queria poder te ajudar com essa tua atucanação, mas eis que esse também é o MEU problema. É horrível ter que fazer escolhas e tomar decisões. Mas, eis que é chegada a hora... aiai... fazer o quê? Vamos em frente!

Beijos!