Thursday, June 21, 2007

e eu, que há pouco mais de 3 meses não olhava futebol que não fosse o da copa do mundo, que não sabia o nome de NENHUM jogador do meu time, que tinha um time só pra dizer que era meu, mas que descobria os resultados sempre no dia seguinte pelo jornal ou pelos colegas. eu, que não conseguia me imaginar assistindo um jogo inteiro de futebol na tv, que achava isso algo entediante, pura perda de tempo, puro exagero........ me APAIXONEI PELO GRÊMIO. MEU time. não por ser modinha, não por estar passando numa fase tão boa nos últimos tempos, não por ter conseguido vaga e chegado à final da libertadores. mas por todo amor, a garra, a raça e o brilho que vi nos olhos dos jogadores quando tínhamos de ganhar do caxias de 3XO para sermos finalistas do gauchão, todos duvidavam, diziam ser impossível, ironizavam........bem, ganhamos de 4.

tolero tudo de um time, tolero quantas derrotas vierem, mas não desistência, não falta de vontade, ou pior, falta de amor à camisa. porque é isso que faz do futebol algo muito maior do que um esporte, coisa que aprendi há pouco tempo.

o futebol é a dramatização da nossa vida numa arena lotada, onde nos colocamos no lugar de cada um dos 11 jogadores de nosso time, corremos, gritamos, driblamos, lutamos, suamos e choramos, mas NÃO DESISTIMOS. é como se naqueles 90 minutos, a cada novo lance, tivéssemos a chance de mudar os rumos de nossa vida.


e hoje, dia de final da libertadores, dia do jogo "impossível", dia da última chance, fiquei encantada com o poder e o fascínio que o futebol excerce sobre as pessoas, sobre a influência enorme que tem em suas vidas, em seus estados de espírito. porto alegre hoje desde cedo estava o caos: carros buzinando freneticamente, 6 a cada 5 pessoas com camisas do grêmio, músicas de torcida sendo cantadas em pleno restaurante universitário, previsões do nostradamus sobre este episódio sendo discutidas no ônibus........ enfim, a cidade literalmente PAROU para homenagear, para dar toda a ENERGIA, toda a FORÇA e o AMOR possíveis ao grêmio. e quando, no final do jogo, o bocca ergueu a taça, quase chorei. não apenas pela "derrota", mas sim de EMOÇÃO E ORGULHO da maior torcida do brasil, que, apesar da dor, continuava entoando com todas as forças de sua alma o hino e o nome de seu time. e poucas coisas podem ser mais bonitas do que isso.........


"se o adversário vier com o futebol, o grêmio irá com raça se o adversário vier com raça, o grêmio irá com coração se o adversário vier com o coração, o grêmio irá com vida, se o adversário vier com a vida, nós iremos com a IMORTALIDADE! "

7 comments:

Mehazael said...

Eae, adri. Pois eh, eu gostaria de estar aqui prestando infindáveis e infinitas homengagens ao Grêmio, parabwenizando-o pela vitória arrasadora que nos concedeu o terceiro título da América. Infelizmente, perdemos. Então, ao invés de fazer tudo aquilo, farei muito mais, em homenagem ao time da superação, ao time dos milagres, que até da própria morte, arranca toda a força necessária para sobreviver, e perdurar, e lutar, e vencer. Ser imortal não é fácil. É uma tarefa árdua, que exige dedicação, esforço, suor, sangue e, é claro, a própria vida.
Ser imortal significa não nunca perder, pois todos perdem. Não significa que não vai chegar ao fim, pois tudo tem seu término. Ser imortal, como descobriu Aquiles, significa entrar para a história. Chegar ao limite e saber, ao fim, que gerações futuras falarão do seu nome com respeito, dignidade e honra.
Como o guerreiro grego, o Grêmio ascende a um patamar superior, pois ninguém jamais sonharia com outro time podendo reverter o resultado, mas todos sabia que, se alguém conseguiria, seria o Grêmio.
Não conseguiu, mas é no retorno da derrota que se encontra a glória. Todos sabemos isso depois da segunda divisão, não? Foi uma escalada épica desde os Aflitos até hoje, que não terminou em fracasso. O grêmio é imortal, não apenas porque já está na história como um time guerreiro, de espírito e lutas, mas também porque, como o nome diz, ainda não morreu.
Enterrem o Grêmio, e ele voltará como nunca se viu antes, mais brilhante que o sol e no fulgor total de um Big Bang.
O grêmio verte lágrimas de sangue, um sangue azul, e com uma propriedade única, que ninguém mais no mundo possui. É imortal. E isso é o Grêmio.
Vamos Tricolor, contigo até a morte. Contigo, pra sempre.

Anonymous said...

Bem-vinda ao mundo dos fanáticos (saudáveis)!!! :)

Anonymous said...

nossa meu nem me fala.. sempre amei o gremio.. tu nunca deu realmende mta atençao a ele.. mais tenho qe admitir que agora estou ainda mais apaixonada por esse time qe mostra a cada jogo qe tem força e mtooo amor a camisa..
ia falar um monte de coisas mais acho qe depois do qe o marcelo falou nao precizo falar absolutamente mais nada ne???
marcelo tu resumiu exatamente tudo o que eu to sentindo agora e tu tb viu meu jegui..
ontemmm fui durmir com o meu coraçao na mao..
foi tao estranho ver aquela imagem do boca erguendo a taça.. ali nao era o lugar deles e sim do gremio. :(
mais o gremio é forte e vai seguir em frente e se deus quizer vai mostrar q ele nao é qualqer um no domingo pra esses colorados!!

bjaozaoo

Mehazael said...

Dale Gremio. Brigado, Angela ;-)
Bjs adri, valeu o scrap.

Anonymous said...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Señorita Gabriela said...

Pois é...
Eu vou esperar um outro post pra comentar...
Alguma coisa menos futebolística...

uhauhauauauauhu
Beijo!

Mehazael said...

Update! Update!