Sunday, October 31, 2010

Hoje fui mesária, de novo. E apesar de ser chato, de ter que perder um dia inteiro sem ganhar um centavo, de já ter perdido boa parte da fé que tenho na maioria dos políticos desse país, tem uma coisa que faz essa tarefa não ser assim tão detestável: as pessoas.

Eu estava numa sala com 4 seções eleitorais, e na minha votaram umas 230 pessoas. Multiplicando, por baixo, passaram por aquela sala uns 800 eleitores. De todos os tipos, cores, idades. Velhinhas e velhinhos que andavam e escreviam com dificuldade, mas faziam questão  de votar, além de dar bom dia e sorrir para nós - pobres mesárias. De mulheres que acham super bonito usar sombra rosa  forte com glitter às 9h30min, e de homens que  realmente acham que um "olhar  sensual" faria uma de nós levantar e ir embora com eles.  De adolescentes votando pela primeira vez (teve um que fiz questão de olhar a  data de nascimento, assim de canto. Parecia um bebê). De pessoas com nomes absolutamente escabrosos .... não posso citá-los por motivos éticos, mas posso dizer que a criatividade - e a crueldade - do ser humano é notável. Enfim, de pessoas com bebês, com cachorros, com histórias de vida tão diferentes.

Todas essas pessoas - mesmo as bregas ou estranhas - despertam em mim um tipo de carinho que eu não sei bem explicar. 

Pra mim, ser mesária é um exercício de analisar quem está à minha volta, de imaginar histórias, de descobrir peculiaridades. Adoro. 


.

2 comments:

Siane said...

Jamais fui mesária e, espero não ser convocada para exercer tal função assim tão cedo, mas concordo contigo no que diz respeito às pessoas: elas são, realmente, fascinantes! :)

Sinto isso com os meus alunos, por exemplo. A quantidade e a variedade não se comparam a uma seção eleitoral, mas ainda assim, me anima ter contato com eles diariamente...

Tangerina said...

e se eu te disser que eu sou colecionadora de histórias?!

éééé, eu adoro sair por aí sozinha, sentar na minha praça favorita, que fica no centro da cidade, e beber uma cerveja até altas horas, sempre senta alguém comigo e conta uma história...

eu acho o máximo, desde então, tornei-me colecionadora... e é umas coisas mais gostosas do mundo... =)

e eu queria dizer que eu adorei saber isso de você!

=)


um beijo.