Sunday, December 27, 2009

Sobre o Natal....



Sei que estou um pouquinho atrasada pra falar disso, mas estava viajando no dia propriamente dito, e infelizmente ainda não tenho um note...... (sim, Marcelo, essa foi pra ti ;) )

Sempre penso, todo ano, que gosto mais do que vem antes do Natal do que do dia mesmo. Adoro as luzinhas, as músicas, a decoração, as propagandas bonitas - e mesmo as toscas, admito - adoro pensar que esse dia realmente faz alguns muito felizes, e que, apesar de toda aquela história de capitalismo-hipocrisia-blahblahblahviskasachê, esse dia realmente tem o poder de aproximar gente que fica distante, por escolha ou não e de nos fazer pensar mais sobre o que temos feito da nossa vida no dia-a-dia. Mesmo que isso se deva à imagem que nós mesmos, as pessoas, construímos desta data, ainda acho isso admirável. Mesmo assim, normalmente no dia mesmo vem uma melancoliazinha chata, que me impede de ver a graça que vejo nos dias que o precedem. Isso também acontece com muita gente, eu sei, e até hoje não sei bem o motivo.

Apesar de tudo isso, esse ano meu Natal foi ótimo, bem atípico, como eu gosto: na praia, numa casinha alugada minúscula, com a família. Na verdade fugimos total do roteiro: entregamos os presentes pouco depois do fim do dia 23, com todos jogados na cama de casal do quarto que tinha tevê, logo depois de assistirmos um filme. O clima estava tão legal entre nós, que pensei que não haveria momento mais propício pra entregarmos os presentes. A janta, agora realmente no dia 24, consistiu de molho 4 queijos feito por mim e restos de churrasco do dia anterior. O mais perto que chegamos do tradicional chester foram uns pedacinhos de frango tbm do tal churrasco. Depois, sem mais presentes para entregar, ficamos entretidos em jogos de tabuleiro, conversas e besteiras. Todos juntos, reunidos e felizes, sem nos prendermos a tradições que na verdade não fazem falta quando fazemos o que faz sentido para nós. E isso é o que realmente o Natal significa: amor, união e aquela magia que sentimos no ar quando nos abrimos pra isso.

Espero que o Natal de vcs também tenha sido ótimo, mesmo. E que todos sempre lembrem que não devíamos precisar usar o Natal como desculpa pra falar com quem nunca falamos, ou nos reunirmos com gente que amamos; que isso devia ser feito o ano TODO. O Natal, na essência (e não vou entrar na questão religiosa aqui), é só um dia como todos os outros, ao qual nós mesmos atribuímos valor. Por isso, que comecemos a atribuir esse mesmo valor a todos os outros dias, porque ser feliz só uma ou duas vezes por ano é besteira, e um baita desperdício.

No comments: